Fotografia DG – Como ter fotos que encantam o seu cliente na Fotografia Newborn

Hoje eu vim falar sobre a fotografia newborn, um segmento encantador e que cresce com uma velocidade impressionante.

Nós fotógrafos sabemos que para nos tornarmos ou mantermos competitivos precisamos manter a nossa qualidade e estar atualizados com as tendências do mercado fotográfico e para isso é necessário estudarmos e aprimorarmos sempre o nosso olhar e a nossa fotografia.

Pensando no mercado de fotografia newborn percebi que o que eu estava entregando já não era compatível com o que o mercado entrega e com o que os meus clientes procuram, então decidi que era hora de estudar e fiz o WS com a fotógrafa Daniela Nicolini.

A Dani, minha xará, já fotografou mais de 450 bebês e já ministrou mais de 30 WS sobre fotografia newborn nos últimos cinco anos. Com muita simpatia, humildade e qualidade ela se dispõe a ensinar tudo, tudo mesmo, o que precisamos saber para termos uma sessão segura, produtiva e com o resultado que queremos entregar ao nosso cliente.

E para incentivá-los a estudar e se aprimorar a Daniela Nicolini vai presentear você com uma linda headband ao participar do WS ministrado por ela, não é sorteio é um presente. Saiba as próximas datas e informações aqui: http://www.danielanicolinistore.iluria.com.

Eu, Dani Carreira, separei para vocês as três dicas que considero preciosas e que aprendi com a Daniela Nicolini em seu WS:

Higiene e Segurança

Nós sabemos que a fotografia newborn é feita nos primeiros dias de vida do bebê. Sabemos também que esse bebê é o que aquela família tem de mais precioso e que zela pela sua segurança máxima.

O ambiente onde o bebê será fotografado deve ser extremamente limpo, assim como o equipamento, acessórios e mãos.

No quesito segurança a grande dica é a temperatura. Sim, o bebê precisa se sentir acolhido no seu estúdio ou na casa do cliente, pois as fotos, geralmente, são feitas sem roupinhas e o bebê sente mais frio. Manter o ambiente em torno de 27 a 29 graus é o ideal para o conforto e relaxamento do bebê o levando ao sono profundo. A temperatura também é responsável por manter as condições físicas do bebê estáveis.

Dica extra: é preciso considerar a sua região de atuação, pois algumas cidades já tem a temperatura mais elevada. Ter um termômetro de ambientes vai lhe ajudar nesse ponto.

Composição

Uma boa foto é feita com os elementos que complementam a cena. No caso da fotografia newborn consideramos como elementos os props, fundos e acessórios usados no bebê. A harmonia entre esses itens é fundamental para que a foto final fique perfeita.

A paleta de cores deve ser analisada antes da foto e as cores devem estar coerentes e ressaltando a beleza daquele bebê. Além disso, os objetos e acessórios utilizados devem ter tamanho proporcional ao bebê.

1x1

Posicionamento

Considero o item mais importante para fotos lindas e para a segurança do bebê. O recém-nascido tem uma flexibilidade muito grande, mas isso não quer dizer que ele pode ou aceita fazer toda e qualquer pose. É essencial conhecer e respeitar a anatomia e limites de um bebê. A anatomia é a mesma, mas o limite é diferente para cada um deles.

Uma das poses mais desejadas pelas mamães é a pose do “sapinho”.

1x1

E você sabia que a pose do “sapinho” é feita (e deve ser feita) numa fusão de duas fotos?

Isso mesmo. A estrutura da coluna do bebê fica sobrecarregada quando colocamos o bebê na pose. Ao mesmo tempo o bebê não tem força e equilíbrio em seus punhos para manter a cabeça elevada e posicionada para foto.

1x1

No WS da Dani Nicolini, na versão VIP, eu pude ajuda-la manipulando o bebê e entendendo exatamente como é feita essa pose e como é feita a transição de uma pose para outra de forma sutil evitando acordar ou manipular muitas vezes o bebê.

Nessa estrutura de transição de poses o tempo de ensaio, normalmente, é de duas horas e trinta minutos. Esse tempo é considerado excelente pelos fotógrafos, visto que muitos levam no mínimo quatro horas de trabalho.

Sobre edição falaremos em um artigo especifico e especial com muitas dicas.

Podemos concluir que estudar e se aprimorar é o que vai trazer o resultado que você deseja e como complemento disso aumentar a procura de sua agenda, pense nisso!

Eu desejo ter colaborado e inspirado vocês.

Fonte: Dani Carreira – Fotografia-DG. Matéria completa em: https://www.fotografia-dg.com/como-ter-fotos-que-encantam-o-seu-cliente-na-fotografia-newborn/