FOTOGRAFIA NEWBORN: COMPOSIÇÃO

Nossa associada, Patricia Varandas, escreveu um belo texto para colaborar com nosso blog.

 

FOTOGRAFIA NEWBORN: COMPOSIÇÃO

 

Para compor uma foto é preciso pensar na harmonia entre as cores, formas, texturas e tamanho de tudo em relação ao bebê. Nós aprendemos e evoluímos a todo tempo dentro da fotografia. O segredo é encontrar um estilo que te agrade e se desenvolver dentro dele. Isso acontece naturalmente a medida que treinamos e experimentamos possibilidades diversas.

Mas, um coisa é certa: independente do seu estilo de fotografia você vai precisar entender sobre composição para se destacar e alcançar uma imagem linda e terá que compreender que as cores tem muito poder e se bem utilizadas e/ou combinadas vão passar a melhor imagem possível: a de harmonia, beleza e profissionalismo.

A maioria dos fotógrafos quando ingressam no universo newborn não dispõe de muitas acessórios para compor sua cena, então por que não começar experimentando uma composição neutra e simples? E essa será minha principal dica sobre o tema.

Opte por cores neutras (que irão combinar bem com qualquer bebê independente do tom de pele dele). Saiba que menos é mais e as combinações neutras são de muito bom gosto.  Além, é claro de que uma composição simples (manta+bebe+1 acessório, por exemplo) colocam o bebê ainda mais como destaque principal.

Composição Simples: Simples não quer dizer fácil, então tenha em mente que a composição simples se dá por POUCOS ACESSÓRIOS e CORES NEUTRAS, mas você precisará de todo o conhecimento sobre o bebê e sobre as técnicas de posicionamento como em qualquer composição.

 

“50 tons de Marrom” : As cores neutras mais conhecidas são o preto e o branco. Mas, o marrom também é uma cor neutra que tem vários tons muito usados na fotografia newborn. Você sempre poderá abusar do Bege, Creme, Marron Claro ou Escuro, Areia, entre muitos outros tons.

 

Saindo do ”Bege”: Vamos brincar um pouco mais? Neste ponto tome cuidado para não exagerar, afinal, o foco sempre deve ser o bebê. Mas, é possível e muito lindo quando o fotógrafo sabe compor bem uma cena com vários acessório extras (como flores, enfeites , etc) e sabe combinar bem as cores. O importante é ter sempre bom senso e deixar a criatividade a solta.

Independente das suas escolhas reserve um tempo antes do bebê chegar para observar sua composição como um todo. Veja se está tudo em harmonia e se necessário tire uma foto da cena sem o bebê para você analisar a foto final.

 

Patrícia Varandas é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela USJT e em Fotografia pelo SENAC. Sua paixão pela fotografia começou aos 16 anos. Muito cedo, com apenas 18 anos, começou a trabalhar profissionalmente. Em em 2013 se especializou em fotografia de recém-nascidos e há 5 anos trabalha, exclusivamente, com Gestantes e Bebês em seu estúdio em São Paulo, onde, em 2017, começou a ministrar workshops de fotografia newborn.

©2015 Patricia Varandas