FOTOGRAFIA NEWBORN: Qual estilo escolher?

A fotógrafa de recém-nascidos Patrícia Varandas fala sobre os caminhos para encontrar uma linha de trabalho própria e um estilo dentro da fotografia newborn

Fazer parte do time da ABFRN e poder contribuir para o Blog é um prazer para mim. Recebo com muita frequência perguntas relacionadas ao estilo dentro da fotografia newborn e como encontra-lo. Todo fotógrafo, seja de bebês, casamentos ou de outras áreas sonham em encontrar seu próprio estilo. Isso é fato.

Existem profissionais que gostam de um estilo mais colorido, divertido e ”brincam” muito bem com as cores, outros que adoram fotos mais neutras e usam sem economizar de cores como o cinza, marrom, branco e creme. Ainda existem os que optaram por trabalhar com fotos mais contrastadas, aproveitando-se das sombras e cores mais vibrantes e os que amam as fotos mais clarinhas e os tons pastéis.

São muitas opções. Todas são lindas e vão agradar uma gama diferente de clientes. E há, sem dúvida, mercado para todos os estilos e preferências. O fotografo de recém-nascidos, assim como qualquer outro profissional, deve seguir aquilo que gosta mais. Mas, como saber a sua preferência antes de experimentar?

Essa, para mim, é a pergunta chave. Não existe uma fórmula mágica para encontrar um estilo, mas se for preciso dar um dica quanto ao assunto vale dizer para o fotógrafo experimentar um pouco de tudo antes de sentir o que realmente gosta mais. Igualmente importante é escolher e seguir ídolos dentro da fotografia newborn.

Observar profissionais com mais experiência poderá dar um norte e uma ideia de suas preferencias, do que você acha bonito e do que te enche de emoção. Depois de experimentar e observar muito você gradualmente vai encontrar seu estilo. Ele não precisa ser inovador e até pode ser parecido com o estilo de outros profissionais, mas o importante é que o que você tenha escolhido aquilo que te toque e realmente te faça feliz.

O estudo continuo, trabalho e muita dedicação vão trazer seu estilo sem mesmo você perceber. E então você vai escutar dos outros: “Nossa, eu adoro sua fotos clarinhas”, ou “Suas fotos são tão diferentes, amo essas cores”, etc.

 

Patrícia Varandas é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela USJT e em Fotografia pelo SENAC. Sua paixão pela fotografia começou aos 16 anos. Muito cedo, com apenas 18 anos, começou a trabalhar profissionalmente. Em em 2013 se especializou em fotografia de recém-nascidos e há 4 anos trabalha, exclusivamente, com Gestantes e Bebês em seu estúdio em São Paulo, onde, este ano, começou a ministrar workshops de fotografia newborn.

©2015 Patricia Varandas