Por quê registrar o primeiro ano do bebê é tão importante?

Nossa associada, Patricia Varandas escreveu esse texto para nosso blog! Veja só sua reflexão:

 

Por quê registrar o primeiro ano do bebê é tão importante?

A fotógrafa Patrícia Varandas fala sobre os valiosos registros do primeiro ano e propõe uma reflexão sobre este investimento para longo prazo.

O primeiro ano é O ANO que o bebê vai mais se transformar. Em nenhum outro ano ele vai mudar tanto e tão rápido. Ele vai aprender a mamar, vai conhecer seu corpinho, irá conhecer cheiros e texturas, vai aprender a sentar firminho e então a engatinhar, falar bábá e mámá.

Depois vai aprender a se sustentar em pé, reconhecer as musiquinhas… Já vai querer o celular dos pais, e sua aparência já terá se transformado algumas vezes (mais cabelo e mais dobrinhas e dentinhos, por exemplo) e no fim desse primeiro ano de muito aprendizado vai dar seus primeiros passos para um futuro que o aguarda com os braços abertos…

Registrar as principais fases do desenvolvimento do bebê é muito valioso para a criação da memória dessa pessoa que ainda não tem consciência do que está acontecendo. E não se lembrará de nenhum detalhe dessa fase inicial de sua vida.

 

O bebê não pode escolher o fotógrafo ou escolher se quer mais fotos, ou até se ele deseja mesmo fotos profissionais. Essa escolha tão importante cabe aos pais ou responsáveis da criança. Essa é uma responsabilidade e tanto.

Mas, quem não AMA ver fotos de quando éramos pequenos? E se essas fotos pudessem ser incríveis? Hein?! Eu tenho muita sorte. Sorte, pois tenho muitos registros de momentos importantes da minha infância. Mas, só os bebês de agora tem a verdadeira sorte de poderem ser fotografados com tanto profissionalismo e poderem contar com tanta qualidade de imagem.

©2015 Patricia Varandas

Todos queremos fotos incríveis, mas nem todos têm a consciência da importância do registro a longo prazo. Por isso fotógrafos: façam cada vez mais registros, conversem com o seu público, explique sobre nossa missão e sobre quão valiosas são nossas criações não só para cada bebê, mas para toda a família desses pequenos.

 

Patrícia Varandas é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela USJT e em Fotografia pelo SENAC. Sua paixão pela fotografia começou aos 16 anos. Muito cedo, com apenas 18 anos, começou a trabalhar profissionalmente. Em em 2013 se especializou em fotografia de recém-nascidos e há 5 anos trabalha, exclusivamente, com Gestantes e Bebês em seu estúdio em São Paulo, onde, em 2017, começou a ministrar workshops de fotografia newborn.

©2015 Patricia Varandas