A TECNOLOGIA PROPICIA FAZER E POSTAR MUITAS FOTOS, MAS TORNA AS IMAGENS QUASE “DESCARTÁVEIS”

Uma das diretoras da ABFRN, Carla Durante, escreveu uma matéria para o blog da Fhox muito interessante! Confira essa reflexão: https://fhox.com.br/blogs/fotografia-de-familia/

 

A TECNOLOGIA PROPICIA FAZER E POSTAR MUITAS FOTOS, MAS TORNA AS IMAGENS QUASE “DESCARTÁVEIS”

A fotógrafa de família e newborn, Carla Durante, faz reflexão sobre a imagem impressa como registro de nossas memórias mais especiais.

por Revista FHOXPublicado há 2 dias atrás | por Blog Newborn
Texto por Carla DuranteA fotografia é um meio maravilhoso pelo qual podemos fazer registros belos e contar para nós mesmos e para as gerações futuras uma parte da nossa própria história, das nossas vidas, nossas famílias, as pessoas que amamos e com as quais convivemos.

As novas mídias e redes sociais possibilitam a divulgação imediata, e com isso, às vezes estreitamos laços como, por exemplo, quando um parente mora num lugar distante e pode de imediato ver o que acabamos de fazer quando um simples click num celular é postado na internet.

Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante

Acho bacana esse mundo se globalizando e dando cada vez mais acesso a todos. Mas temos que nos atentar para que as coisas, a vida e os momentos especiais não se banalizem e se percam para sempre.

Ao mesmo tempo em que a tecnologia nos propicia encurtar distâncias e tempo nos aproximando do imediato, ela acaba quase nos transformando em alucinados, loucos por ver e mostrar tudo aqui e agora, de forma quase neurótica.

As pessoas cada vez fotografam mais, é bem verdade. Praticamente todos que têm um celular nas mãos têm também uma câmera. Esse exercício do olhar que a fotografia proporciona, seja fazendo fotos com câmeras amadoras, profissionais ou celulares, não é ruim. Pelo contrário, é enriquecedor. E daqui não há como voltar!

Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante

A minha preocupação é perceber que hoje existe uma parcela da geração de crianças que não tem fotografia porque tem muita fotografia!

Sim, parece loucura!… Tantas fotos foram feitas com celulares que no ano seguinte se tornaram obsoletas e descartadas e aquelas fotos se perderam para sempre. Não se fez um álbum, um material impresso para colocar no porta-retratos ou na caixinha de recordação. Sabe aquela caixa que é na verdade um “baú do tesouro” que toda vovó guarda com fotos dos antepassados, dos seus filhos, netos e bisnetos e que contam a histórias de natais, aniversários, férias e tantos momentos especiais? É dela que estou falando.

Meu convite é para que todos nós não nos percamos no mundo digital descartável. Que façamos o contrário, usando toda a tecnologia – que é maravilhosa – para cada vez mais fazer belas fotografias que contam nossas histórias!

Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante
Foto: Carla Durante

Quer você faça isso por si, quer contrate um profissional ou opte pelas duas coisas, o que é muito melhor, o meu recado é: vamos fotografar e escolher algumas fotos para o porta-retrato, para o álbum e para caixinha de recordações? ❤

Para conhecer mais do trabalho de Carla Durante, acesse: www.carladurante.com.br