ABRFN tem presença marcante na Feira Fotografar

Evento com início nesta terça-feira (28), em São Paulo (SP), terá vários temas de interesse para quem trabalha com Newborn

Juri do Prêmio Neborn Brasil em ação

As últimas novidades no mercado da fotografia estarão disponíveis de 28 a 30 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), durante a Feira Fotografar. Uma oportunidade sem igual para os profissionais da área Newborn ganharem mais conhecimento e ficarem por dentro de tudo. A Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABRFN) terá presença marcante no evento, organizado pela revista Fhox, comprovando o grande crescimento e solidez da área entre os segmentos da fotografia no País.

A ABRFN iniciou a participação na feira bem antes dela começar. Como prévia da programação, foi realizada a primeira edição do Prêmio Newborn Brasil de melhor fotografia de recém-nascidos. No júri, estiveram presentes as diretoras da Associação, que também contribuíram para a criação das regras do concurso, e a presença especial de Fifi Tong, profissional renomada na área de família.

A presidente da ABFRN, Simone Silvério se mostrou muito feliz com a grande participação e qualidade dos trabalhos apresentados. “O concurso de fotografia Newborn foi uma oportunidade excelente. Um concurso sério, de um veículo respeitado no meio fotográfico, em parceria com a associação. Nós desenvolvemos critérios técnicos bastante específicos, que levavam em conta os aspectos tanto estéticos e visuais, como técnicos, de iluminação, exposição, composição, e ainda uma coisa que é muito importante na área, que é o posicionamento do bebê”, explicou.

Juri composto pela diretoria da ABFRN

As fotos concorrentes chegaram ao júri de forma anônima e, depois de julgadas as fotos, a grata surpresa foi o número de associados da ABFRN que estavam participando e com trabalhos de extrema qualidade. “Uma coisa que nos deixou felizes foi a quantidade de associados que participaram e que terão as fotos expostas. Isso mostra também a qualidade dos nossos associados e chega ao que pregamos sempre que é elevar o nível de todos eles. É uma associação que só aceita profissionais, que tem fotógrafos que foram qualificados e especializados para a fotografia Newborn. Por isso, ser membro da associação torna-se um diferencial competitivo e é isso que tentamos desde sempre levar”, apontou a presidente.

A foto vencedora é do DigaChis, de Marcus Aurélio e co-autoria da associada Weronica Eler. O primeiro lugar do concurso ganhou uma viagem para Canela (RS), no período da Feira Alasul, de 6 a 7 de junho; uma assinatura da categoria Premium do Cameraclub e o Passaporte Premium que vale para o congresso e o workshop da Son Kissed. O segundo lugar foi para a foto de autoria de Adriana Margotto e o terceiro de Mari Siqueira. As duas ganharão uma adesão à categoria Pro do Cameraclub FHOX.

As 50 melhores fotos selecionadas pelos jurados serão expostas a partir do dia 28 no Shopping Frei Caneca. A exposição contará também com a presença de trabalhos feitos pela diretoria da entidade e de seis associados que participaram do concurso interno realizado pela ABFRN.

Simone afirma que a experiência foi tão enriquecedora, que os organizadores já estão pensando no próximo. “Foi um concurso muito bacana. Foi o primeiro e, apesar de acreditarmos que ainda precisa de alguns ajustes, é sempre um grande aprendizado que levaremos para as próximas edições, e já estamos pensando adiante. Tanto nós como a Fhox terminamos esse concurso com muitas ideias para fazer coisas ainda mais legais para 2018”, finalizou.

A feira deste ano contará com a presença de grandes palestrantes da área que irão passar seus conhecimentos aos participantes. Na quinta-feira (30) será um dia inteiro dedicado ao Newborn, com temas como tratamento de imagens, cuidados na transição das poses, direção, produção e várias experiências profissionais bastante interessantes. Isso, certamente, mostra a força que a área tem ganho no meio fotográfico, já que antes, o vento não contava com uma agenda completa dedicada ao setor. Para conferir a programação completa do congresso, basta acessar o link: goo.gl/2DqqWy

Outro destaque é o workshop que será realizado no dia 27, também antecedendo a programação geral da feira. A ABFRN já tem uma parceria sólida com a organização da Fotografar há alguns anos para a montagem do workshop, aconselhando na escolha dos palestrantes. Este ano, Kristen Mackey, da Son Kissed Photography, dos Estados Unidos, irá passar aos espectadores um pouco do seu estilo e forma de trabalho.

A presidente da ABFRN afirma que os profissionais de recém-nascidos que participarem da programação dedicada à área terão muito a ganhar. “Essas feiras são oportunidades muito interessantes para os associados em vários sentidos. Primeiro em termos de reciclagem e aprendizado para conhecer o que está sendo feito no mercado. Além disso, é um momento também de networking, quando se pode ter contato com outras pessoas que vivam a mesma realidade profissional, os mesmos dilemas, dúvidas. É uma ocasião também de encontrar pessoas que conhecemos, muitas vezes à distância. Em termos de relacionamento e de crescimento pessoal e profissional, elas são muito enriquecedoras. Tudo isso, além de conhecer os profissionais que admiramos e que nos inspiram de alguma maneira.”

A fotógrafa também aponta outras oportunidades interessantes para os profissionais da área. “Do ponto de vista da feira, sem falar nas palestras e congressos, para quem está na área de Newborn é uma chance excelente porque praticamente não existem lojas de acessórios e props. É hora de comprar sempre com preços diferenciados, porque os fornecedores levam preços promocionais, e mais ainda de ver as coisas e escolher porque muitas vezes compramos pela internet e é diferente”, finalizou.

 

1° Lugar: Marcus Aurélio
2°Lugar: Adriana Margotto
3° Lugar: Mari Siqueira