Com temas variados, Newborn Photo Conference ampliou conhecimento de fotógrafos de recém-nascidos

Associados da ABFRN estiveram presentes tanto no palco como na plateia para promover a troca de experiências

Na última semana, os profissionais da área de Newborn tiveram mais uma grande chance de ganhar e trocar conhecimentos para a melhoria da prática na profissão. O Newborn Photo Conference, evento realizado no Teatro Gazeta, em São Paulo (SP), exclusivamente dedicado ao segmento, contou com três dias de muita informação. Foram palestras sobre temas variados com profissionais renomados do Brasil e do exterior. O evento é promovido pelo Instituto Internacional de Fotografia e chegou à sétima edição, deixando ainda um gosto de quero mais para o próximo ano.

Ana Brandt mostra como enrolar o bebê. (Foto: Divulgação)
Mel Pierobom (Foto: Divulgação)
Rachel Vanoven (Foto: Divulgação)
Monica Olvera (Foto: Divulgação)
Gustavo Sousa (Foto: Divulgação)
Aoife Millea (Foto: Divulgação)

Todas as exposições foram extremamente proveitosas e muitas delas tiveram práticas ao vivo no palco, para que o público pudesse ver os detalhes do que estava sendo passado. A Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN) contou com quatro associados entre os palestrantes. A presidente Simone Silvério esteve presente no terceiro dia para falar sobre ‘A arte dafotografia de gestante em estúdio’, além disso, fez durante o evento o lançamento do livro ‘Fotografia de bebês – Paixão e técnica’, que ensina técnicas e segredos para fotografar bebês, crianças e recém-nascidos.

Carla Durante (Foto: Divulgação)

Mel Pierobom abriu a programação com a palestra ‘Ensaio newborn, da teoria à prática’. Carla Durante mostrou uma nova tendência que são os ensaios embaixo d’água com ‘Beleza à prova d’água. A nova tendência dos ensaios subaquáticos’. Uma apresentação que surpreendeu os expectadores com acrobatas fazendo movimentos no ar em frente a um telão com um fundo aquático, para simular os efeitos embaixo d’água. Já Gustavo Sousa fechou a agenda com o tema ‘Celebrando o recém-chegado: o registro do newborn com a família’.

Simone Silvério (Foto: Divulgação)

Mel Pierobom, que também é pediatra e alia as duas paixões envolvendo os bebês, começou o evento falando sobre um tema bem importante, que é a anatomia e fisiologia dos recém-nascidos. “É muito importante para os profissionais poderem saber as características e como os bebês se comportam, para podermos fazer um ensaio tranquilo, sem risco de machucá-los. Para trabalhar com recém-nascido é importante saber sobre ele. Essas palestras e workshops são muito importantes para saber sobre assuntos fundamentais e não colocar os bebês em risco na hora de faze um ensaio”, salientou.

Carla Durante, que faz parte faz parte da diretoria da ABFRN e também é uma das fundadoras da instituição, fez uma apresentação muito interativa para mostrar as especificidades dos ensaios subaquáticos. “Fiquei animada com a recepção da plateia, que estava muito interessada. Falei da fotografia embaixo d’água como uma proposta. A ideia não é fazer fotos de recém-nascidos, mas é uma forma de pensar novas propostas e a intenção era mexer e incentivar as pessoas a buscar linguagens,sair do lugar comum e motivar o processo criativo. O congresso foi muito bacana, principalmente pela troca, pela aproximação dos profissionais que atuam na área. Isso é muito importante e só tem a acrescentar”, destacou Carla.

Diretoria da ABFRN

Entre os convidados internacionais, a norte-americana Ana Brandt falou sobre ‘Transição de poses, como transformar a técnica em arte’, a mexicana Monica Olvera tratou de ‘Gestação e Natureza, registrando emoção e liberdade’, ‘Composição e Harmonia de forma natural’ foi o tema da palestra de Rachel Vanoven, também vinda dos Estados Unidos, e a irlandesa Aoife Millea falou abre um conceito diferenciado com a apresentação ‘Newborn, entre sonhos e fantasia’.

Para completar, integrantes da diretoria da ABFRN subiram ao palco no segundo do dia para falar um pouco sobre a entidade que completa quatro anos, sobre os benefícios de se tornar um associado e o que é preciso para isso.

Uma das vantagens do NPC foi a possibilidade de ser acompanhado online, uma forma bastante democrática para os fotógrafos que estavam fora da capital paulista. Além disso, o conteúdo fica disponível ainda por dois meses, ou seja, é possível ver e rever as palestras e tirar dúvidas.