Para um fotógrafo, escolher uma empresa parceira para realizar seus trabalhos pode ser desafiador. Hoje o mercado fotográfico apresenta diversas opções e todos os dias são lançados novos produtos, modelos e tipos de álbuns que podem fazer até os mais centrados profissionais se perderem nesse mar de informações.

 

Se você está nesse momento de escolher o que oferecer e com quem trabalhar, acredito que o post de hoje é pra você. E caso já tenha se decido, abra um pouco sua mente e se permita conhecer o novo, experimentar e tentar algo diferente (você pode ser positivamente surpreendido).

 

Queremos apresentar dicas na hora de avaliar um parceiro para seu negócio de fotografia e o que isso tem a ver com a gente.

 

 

Avalie a si mesmo

 

Nem todas as empresas são para você e nem você é cliente para todas as empresas. Cada vez mais, os serviços são especializados e personalizados para nichos específicos de pessoas. O que isso influencia na hora de escolher uma empresa parceira?

 

Tudo.

 

Você precisar saber quem é e o momento em que está agora. A partir disso vai poder saber o que deseja comunicar com seu trabalho e a quem deseja se conectar com ele. Isso está totalmente ligado à sua identidade na fotografia (e na vida, por assim dizer). Já leu nosso texto sobre identidade na fotografia escrito pelo Lucas Lermen?

 

É uma boa pedida para começar.

 

Se você tem clareza do seu propósito como negócio, as decisões sobre fornecedores, materiais, gestão e vendas, se tornam fluidas. Você acaba estando com pessoas que têm a mesma forma de ver as coisas e que buscam os mesmos objetivos.

 

 

Converse com outros fotógrafos:

 

Sim, a indicação continua sendo o melhor meio de avaliar os serviços prestados pelas companhias. Aquele profissional que você conhece de perto vai te falar tudo o que você deseja e precisa saber. As experiências, como usa os produtos e assim por diante. Sua investigação vai ter bastante subsídio com alguém que já sabe como as coisas funcionam na empresa em que você está interessado.

 

Além de poder ter uma decisão acertada, você ainda vai economizar tempo e dinheiro, já que não vai precisar procurar, testar e ter seu próprio feedback.

 

Aqui nesse ponto, lembre-se também que a internet é uma aliada poderosa na hora de encontrar um parceiro de trabalho ideal. Verifique não somente o site da empresa, mas onde o nome dela aparece

 

Nosso parceiro e cliente Sérgio Nogueira, gravou um vídeo falando sobre nós e nossos produtos e como ele já teve um álbum premiado no Wedding Best.

 

https://youtu.be/e3KYvOpODds

 

Participe de eventos fotográficos

 

A maioria das empresas têm uma forte presença digital, mas também reserva um tempo em seu planejamento de agenda para participar de Feiras e Eventos. Esse é o lugar apropriado para ver com seus próprios olhos se gosta do que eles oferecem.

 

De acordo com a sua proposta de trabalho, você pode descobrir sobre produtos específicos para o seu nicho, comparar qualidade dos materiais, avaliar o custo-benefício e o que se encaixa na cultura do seu negócio de fotografia.

 

Nesses lugares, os fornecedores estão abertos a negociações, apresentação de produtos e uma boa conversa. Você pode tirar dúvidas sobre qualquer coisa que queira saber, já que os representantes da empresa estarão lá como advogados da marca, com a intenção de encantar você e tornar a parceria viável entre as duas partes. O MATCH!

 

Quanto maior o evento, mais empresas você pode conhecer de uma só vez. Isso otimiza seu tempo (que quase sempre é escasso) e pode te dar uma visão geral do todo, consequentemente você tem melhores condições de escolher, não é mesmo?