Luvas descartáveis, usar ou não durante o Ensaio Newborn?

Muitos fotógrafos tem dúvida se devem ou não usar as luvas descartáveis durante o ensaio Newborn. Elas são uma boa forma de proteção ao bebê durante o ensaio no momento em que estamos vivendo?

Segundo os dados da Secretaria de Trabalho, as mãos destacam-se como a parte do corpo mais suscetíveis a acidentes de trabalho, como cortes, lesões e contaminações químicas ou biológicas. Elas são muito utilizadas pelos profissionais da área da saúde, ou profissionais que estão em constante contato com produtos químicos ou biológicos para se proteger.

As luvas descartáveis são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) de uso único, isso significa que elas devem ser usadas por uma única pessoa e descartadas logo após o uso. 

Tendo como exemplo de um profissional da saúde, quando utilizada as luvas, elas devem ser colocadas logo antes do procedimento a ser realizado, e o profissional não pode tocar em outros materiais ou superfícies que não estejam diretamente ligadas a este procedimento. Logo em seguida ao término do procedimento as luvas devem ser descartadas.

Se formos trazer essa realidade pra um ensaio Newborn. As luvas deverão ser colocadas toda vez que o fotógrafo for tocar no bebê e retiradas e descartadas quando o fotógrafo for pegar na câmera ou em outro acessório durante o ensaio. Quando o fotógrafo permanece com a mesma luva durante todo ensaio, ele pode tocar em um material contaminado podendo contaminar o bebê logo em seguida. Ou seja, existe um grande risco de ser realizada uma contaminação cruzada se não tiver a troca da luva, sendo assim o uso da luva ineficiente para a proteção do bebê.

A melhor maneira de proteger o bebê durante o ensaio é realizando a higiene das mãos com a utilização de álcool em gel toda vez que o profissional for tocar no bebê. Assim ele garante que se tocar em uma superfície contaminada, com a higienização das mãos, elas estarão limpas quando for manipular o bebê.

Quer saber mais? Confira o video que a nossa Diretora Camila Sasako, enfermeira neonatal e fotógrafa newborn fez falando sobre o uso das luvas descartáveis!