Meningite

Está é a semana contra Meningite. Você sabia que existem algumas variações?

Há a Bactéria Neisseria Meningitis – Meningococo (cinco tipos A, C, W, Y e B), a Meningite que causa infecção na membrana que recobre o cérebro e a Meningococcemia, que  atinge a corrente sanguínea.  Sua transmissão é dada por secreções respiratórias e gotículas de saliva. O risco de morte entre os casos é de 10 a 20%, e pode chegar a 70% se houver infecções generalizadas. As sequelas atingem 20% dos sobreviventes, podendo ser elas: cegueira, surdez, problemas neurológicos e amputação de membros.

Segundo o CDC – Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, uma em cada dez pessoas tem o meningococo no nariz ou garganta sem apresentar nenhum sintoma. Quando os sintomas aparecem, são eles: febre alta e repentina, vômitos, dor de cabeça forte, rigidez do pescoço, fotofobia, confusão mental e manchas vermelhas na pele.

Para prevenir essa doença, é preciso simplesmente tomar a vacina Conjugada ACWY e a B, que tem 95% de eficácia. Consulte o seu médico e juntos vamos combater a Meningite para proteger nossos bebês.

Para mais informações, acesse:

Sociedade Brasileira de Imunizações www.sbim.org.br www.familia.sbim.org.br

GSK www.casadevacinasgsk.com.br

Confederation of Meningitis Organization www.comomeningitis.org