PAPO DO BEM – Qual o som da sua Fotografia?

Por: Papo de Fotógrafo

O Papo do Bem é uma ação solidária idealizada pelo Papo de Fotógrafo para ajudar pessoas ou instituições a arrecadar recursos para causas sociais ou pessoais.

O primeiro Papo do Bem foi realizado em fevereiro de 2015, com uma ação de “crowdfunding” no Kickante, para ajudar o fotógrafo cadeirante Samuel Carneiro – o Samuca, a comprar uma nova cadeira de rodas motorizada para que ele pudesse melhorar sua locomoção e fazer suas fotos com maior liberdade. Para mais detalhes, clique aqui.

Em 2016 uma outra causa surgiu e nos levou a criar o “Papo do Bem – o Evento”. O pequeno Lucas Bontempo, de 2 anos, filho da nossa colega fotógrafa Mariana Bontempo, de Goiânia – GO, precisava de ajuda para evitar a amputação de sua perninha. A única alternativa à amputação era uma “Cirurgia de Reconstrução Ortopédica com Alongamento Ósseo”, processo complexo que consiste em uma série de cirurgias e um longo período de recuperação e readaptação fisioterápica. O procedimento e todo o tratamento seriam realizados nos EUA por um período mínimo de dois anos.

Com este motivador, em maio de 2016 realizamos o “Papo do Bem – Unidos pelo Lucas”, no qual tivemos a participação solidária de 130 fotógrafos que atenderam ao evento e doaram para o Lucas o valor de suas inscrições, além dos 8 palestrantes que gentilmente compartilharam seus conhecimentos com a plateia e dos nossos apoiadores e parceiros que nos ajudaram a viabilizar o evento. 

Para mais detalhes, clique aqui e assista o vídeo a seguir.

O sentimento de realização, de poder ajudar, de fazer o bem, nos motivou a transformar o “Papo do Bem” em um evento regular.

E em 2017, decidimos ampliar essa ação para instituições que lutam pelo bem estar de pessoas com deficiência. A instituição escolhida para a 2ª edição do evento foi a APAE de São Paulo. Com a participação especial da Galera do Click, crianças com síndrome de down que aprenderam a fotografar em um curso especialmente preparado para eles pela fotógrafa Sandra Reis, para conheçer mais o projeto clique aqui

Em fevereiro de 2018, realizamos a 3ª edição do Papo do Bem. O evento, em prol da Fundação Dorina Nowill, arrecadou aproximadamente R$ 21 mil reais, além de reforçar a importância da inclusão de deficientes visuais no mercado fotográfico com a participação especial do fotógrafo cego, João Maia da Silva, que registrou as Olimpíadas e Paralimpíadas no Brasil. Para conheçer mais o projeto clique aqui e assista o vídeo a seguir.

Quer saber mais sobre o “Papo do Bem”? Envie um e-mail para contato@papodefotografo.com.br.

Fonte: Papo do Bem